Sunday, 10 May 2026

Beco da Formosa e Pátio do Prior

Formoza (beco da) segundo à esquerda na rua de S. Miguel, indo do largo de S. Miguel e finda no beco das Cruzes, freguezia de S. Miguel 2 a 20 e 1 a 19.
Prior (pateo do) fica no beco da Formosa, freguezia de S. Miguel 1 a 11. Nota: A entrada é no beco da Formosa n. 15. [Velloso: 1869]

O casal que, mão na mão, vem a sair do Beco da Formosa, que desemboca à nossa esquerda, são Karl Faller e a sua misteriosa acompanhante, do romance «Parlando (2001)», de Bodo Kirchhoff .
Os dois chegaram em breve à rua que ficava por cima da esbranquiçada confusão de vielas de Alfama e no cimo de uma escadaria fortemente inclinada, que levava à barafunda de casas e ruelas, ela disse subitamente «Eu vou por aqui», como se aquele atalho fosse só dela, agradeceu o almoço e logo, logo, desatou a correr escada abaixo. Não pude fazer nada, só pude segui-la com o olhar, até ela, lá em baixo, virar para o interior de um beco, como se nunca ali tivesse estado, e eu arranjar forças ou ânimo para voltar a segui-la. 

Beco da Formosa e Pátio do Prior |1962|
Alfama depois da remodelação realizada
na década de 1960. Ao cimo o Beco das Cruzes.

Armando Serôdio, in Lisboa de Antigamente
Beco da Formosa e Pátio do Prior |post. 1946|
Alfama antes da remodelação realizada
na década de 1960.

Fernando Pozal, in Lisboa de Antigamente




















 

Lancei-me pela escada, a dois ou três degraus de cada vez, corri todo o beco, tão estreito que uma pessoa podia tocar em ambos os lados, mas ela já lá não estava, ali só estavam mulheres que vendiam avulso peixes com formas de serpentes, e eu corri ainda mais para o interior de Alfama – «onde há sempre alguém, em qualquer lugar, a martelar ou a serrar, como se o bairro inteiro fosse um nunca mais acabar de pessoas a fabricar ou consertar qualquer coisa; no cruzamento de duas vielas logo a seguir, uma delas com o nome de «da Formosa», inesquecível nome, apanhei-a finalmente, e ela disse «Pois bem, seja», deu-me a sua mala para que eu a levasse e em troca pegou na minha pasta e na minha mão.
De mão na mão, de forma estranhamente sensata, como se houvesse a modalidade de desporto «andar-de-mão-na-mão», percorremos o tortuoso Beco da Formosa e chegámos a uma praça que era uma espécie de pátio interior com uma igreja lá metida à pressão.==

Beco da Formosa e Pátio do Prior |1960|
Alfama antes da remodelação realizada
na década de 1960.
 Ao cimo o Beco das Cruzes.
Salvador Fernandes, in Lisboa de Antigamente
Beco da Formosa e Pátio do Prior |1966|
Alfama depois da remodelação realizada
na década de 1960.

Eduardo Gageiro, in Lisboa de Antigamente

















2 comments:

  1. Just there a couple weeks ago. Wonderful for sure! 👍

    ReplyDelete
  2. Belo registo e saudades do tempo que não volta mais.

    ReplyDelete

Web Analytics