O topónimo deriva do Convento do Sacramento, de religiosas dominicanas que foi fundado em 1612 pelos Condes de Vimioso. A sua igreja manteve o culto alguns anos depois de 1834 e nuns anexos da ala poente esteve instalada depois de 1911, a Academia de Ciências de Portugal. A partir de 1916, o edifício passou a depender do então Ministério da Guerra.
Rua do Sacramento a Alcântara: Escadinhas na Pampulha |1949| Cruzamento com a Rua Tenente Valadim com a Calçada da Pampulha em fundo. Fernando M. Pozal, in Lisboa de Antigamente |
Em relação à etimologia da palavra «Pampulha», refere Gomes de Brito na sua Ruas de Lisboa: É este um dos dísticos da via pública lisbonense até agora, supõe-se, indecifrados, e já agora indecifráveis, provavelmente. De remota era é decerto, pois que por coevo da dominação filipina se pode afirmar..
Aliás, no que a esta denominação diz respeito. Norberto Araújo faz afirmação idêntica.
(BRITO, Gomes de) Ruas de Lisboa. Notas para a história das vias públicas, 1935.)
Bem me lembro
ReplyDeleteNasci nesta Rua. Ainda circulavam carros eléctricos
ReplyDeleteFoi no cais na Pampulha que o duque de Saldanha desembarcou em 1851 (durante a "Regeneração ") para se dirigir ao Paço das Necessidades ao encontro com a rainha.
ReplyDelete