O sítio de Belém, conhecido no tempo de D. Sancho I por Reguengo de Ribamar ou de Algés, era uma zona rica em pomares e hortas. A toponímia dos seus lugares encontrava-se certamente ligada à vocação rural de então: o Restelo era o campo de produção e preparação do linho, ali se «rastelava» o linho; a Junqueira foi campos de juncos e Alcolena o sítio de fornos de cal. O sítio de Belém, povoado agrícola e piscatório, foi crescendo a partir do século XIII, sempre ligado às actividades fluviais e marítimas. A sua importância viria a aumentar com os Descobrimentos e é dessa época que data o topónimo Belém. Foi no início do século XV, com a construção da ermida da invocação de Nossa Senhora de Belém, que passou a ser conhecido por essa designação.
Antiga estação de caminhos-de-ferro de Belém |s.d. ant. 1926| Avenida da Índia A estação situava-se frente à Praça D. Afonso de Albuquerque, antiga de D. Fernando; a Locomotiva a vapor — linha ainda não electrificada — da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses (futura CP). pertenceu à série CP 09 a 026 e foi construída pela empresa "Beyer Peacock". Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente |
Por ocasião da Exposição do Mundo Português em 1940, as antigas estações de comboio de Pedrouços e Belém foram demolidas para dar lugar a outras, de acordo com a arquitectura do Estado Novo.
Antiga estação de caminhos-de-ferro de Belém, Linha já electrificada |1932| Avenida da Índia Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente |
Que Maravilha.
ReplyDeleteTerrific share. thankful.
ReplyDeleteLouise Halland