Friday, 25 August 2023

Avenida Defensores de Chaves, 10-C:

Antiga Avenida Pinto Coelho e antes Rua Pinto Coelho; após a implantação da República que em termos toponímicos procurou substituir a maioria das denominações religiosas ou ligadas à Monarquia, e apenas dois anos passados sobre o evento que perpetua na memória da cidade, foi a Avenida Pinto Coelho substituída pela denominação Avenida dos Defensores de Chaves, com a legenda "Combate de 8 de Julho de 1912" para perpetuar a vitória das forças do governo republicano, chefiadas pelo coronel Ribeiro de Carvalho, no combate com as forças monárquicas de Paiva Couceiro, ocorrido em Chaves a 8 de Julho de 1912, e do qual resultou o fim da 1ª incursão monárquica.

Avenida Defensores de Chaves, 10-C | 1935|
Regimento de Sapadores Bombeiros, edifício do Corpo de Bombeiros Municipais: Quartel n.º 2 ou 
Carlos José Barreiros¹.
Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente

Durante o ano de 1935, o B.S.B., prestou os seus humanitários serviços em cento e oitenta e sete acidentes diversos, incluídos no quadro respeitante à classificação das ocorrências manifestadas nesse ano. As principais causas e quantidades desses acidentes foram as seguintes, pela ordem da sua importância numérica: animais em perigo, quarenta e dois; desastres diversos no trabalho, na via pública, etc., vinte e um; abastecimento de água, vinte; inundações, dezanove; desabamentos de prédios em ruína, etc., dezassete ; perigo para os locatários ou transeuntes, dezasseis; atropelamento ou choque de viaturas, quinze; outros acidentes motivados por treze causas (em quantidades inferiores a dez) os restantes trinta e sete.
(Anuário da Câmara Municipal de Lisboa, Ano I, 1935. Lisboa : S. Industriais da CM, 1936, vol. I)

Exercícios dos Bombeiros Voluntários no quartel Carlos José Barreiros |1923|
Avenida Defensores de Chaves, 10-C
Ferreira da Cunhain Lisboa de Antigamente

¹ Carlos José Barreiros, figura notável de organizador e de chefe, que deu extraordinário incremento aos serviços de incêndios da Capital, tornando-o, para o tempo, dos mais notáveis da Europa.

2 comments:

  1. Parabéns. Muito sucesso

    ReplyDelete
  2. Esperamos que não sejam só imagens que aqui o trazem pois estão disseminadas pela web (nem sempre bem tratadas). Temos sempre a esperança de que apreciem os textos que lhes o devido enquadramento histórico. De qualquer modo somos gratos pelo apreço, embora, como refere, o façamos por gosto e, sim, dá muito "trabalho".

    ReplyDelete

Web Analytics