Sunday, 4 July 2021

Avenida Infante Dom Henrique, antiga Marginal Oriental

Hoje, em terreno conquistado ao rio, corre a Avenida Infante Dom Henrique , entre a estação e a estrada de ferro de um lado, e o cais atracável, de outro, onde se situa o Terminal de Contentores de Santa Apolónia.

Poucas vezes, na toponímia citadina, terá havido um nome como este de «Avenida Infante Dom Henrique» que tenha recebido um tão unânime e caloroso aplauso da população.
O topónimo Avenida Infante Dom Henrique foi oficializado pela câmara através de Edital de 24/07/1948 identificando a “via pública projectada entre a Praça do Comércio e a Praça de Moscavide (actual Praça José Queirós)”. Segundo informação do Urbanismo da CML de 1953, este arruamento era conhecido por Avenida Marginal  Oriental.

Avenida Infante Dom Henrique[ant. 1957]
Estação de Santa Apolónia, ou do Cais dos Soldados
Judah Benoliel,
in Lisboa de Antigamente

A Estação de Santa Apolónia, ou do Cais dos Soldados — recorda o ilustre Norberto de Araújo — , ocupa com seus terrenos, toda a linha marginal até Xabregas, sem interrupção. A estação, ou gare, propriamente dita, não foi, de começo do caminho de ferro, neste sítio, mas mais adiante, no edifício que fora Convento de Santa Apolónia, ocupado pela Companhia Real, e que se situa no encontro da Calçada e Rua de Santa Apolónia, defronte da Calçada dos Barbadinhos. [...] O caminho de ferro foi inaugurado em Portugal com um troço desde Santa Apolónia ao Carregado em 29 de Outubro 1856. [...]

Avenida Infante Dom Henrique[ant. 1957]
Estação Fluvial Sul e Sueste
Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente

O edifício da Estação — a Central da sua época — chamou-se do «Cais dos Soldados», oralidade que perdura nos aduaneiros e nos ferroviários, porque no local dos cais das mercadorias ao longo da Rua da Bica do Sapato, existiu na primeira metade do século passado, mesmo rente ao Tejo, um quartel de cavalaria; era esta área de soldados.
O edifício da Estação é do risco dos engenheiros João Evangelista de Abreu (que deu o nome à Rua que acompanha a margem, para poente, desde o Caminho de Ferro até à Alfândega), Angel Ugart e Lecrimer, havendo a primeira pedra sido colocada em 20 de Outubro de 1862. A inauguração solenizou-se a l de Maio de 1865.
A gare coberta tem 117 metros de comprimento por 25 de largo.==
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XV, pp. 17-18, 1939)

Avenida Infante Dom Henrique[1959]
Estação de Santa Apolónia, ou do Cais dos Soldados
Arnaldo Madureira, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics