Sunday, 19 January 2020

Rua do Triângulo Vermelho

A Rua do Triângulo Vermelho homenageia a associação do mesmo nome, conhecida mundialmente pela sigla YMCA, pela assistência prestada no decorrer da I Guerra Mundial, nomeadamente ao Corpo Expedicionário Português.

Rua do Triângulo Vermelho |194-|
O topónimo foi atribuído por deliberação camarária de 18 de Agosto de 1922 e Edital de 17 de Outubro de 1924, na artéria até aí conhecida como Rua 3 do Bairro Lamosa.
Fernando Martinez Pozal, in Lisboa de Antigamente

O Triângulo Vermelho representa a insígnia das Associações Cristãs da Mocidade, organização internacional de formação evangélica que se guia por princípios de desenvolvimento físico, de instrução e de aperfeiçoamento moral da juventude. Em Portugal, a primeira Associação foi fundada no Porto, em 1894. Em 1920, começou a publicar a revista mensal ilustrada denominada «Triângulo Vermelho», órgão da Associação Cristã da Mocidade que tinha a sua redacção e administração na Rua Heliodoro Salgado, onde desemboca a artéria em que foi consignada a Associação Triângulo Vermelho. [cm-lisboa.pt]

Rua do Triângulo Vermelho |1964|
O topónimo foi atribuído por deliberação camarária de 18 de Agosto de 1922 e Edital de 17 de Outubro de 1924, na artéria até aí conhecida como Rua 3 do Bairro Lamosa.
Augusto de Jesus Fernandes, in Lisboa de Antigamente

2 comments:

  1. Ao fundo das escadas à esquerda é a Rua das Enfermeiras da Grande Guerra. (Segunda imagem) E ao cimo das escadas (na primeira imagem) é a Rua da Penha de França.

    ReplyDelete
  2. Nessa rua habia um atelier de costura nos anos 60 onde minha mae galega trabalhou nos anos 65-66. Alguem recorda ese atelier, pois estamos tentando buscar as companheiras costureiras de minha mae daquela época que se chamavam Fátima, Victoria, Lourdes, Maria Estrela, Beca e Isabel Yanes. Alguem lembra ou pode dar uma dica? Muito obrigada!

    ReplyDelete

Web Analytics