A artéria homenageia, desde 1911, Vasco Fernandes, pintor que ficou conhecido como Grão-Vasco, nascido na zona de Viseu antes de 1480, tendo feito obra para as igrejas de Viseu, Coimbra e Tarouca, e na sua vasta pintura com motivos sacros destaca-se o seu quadro «S.Pedro» como o mais conhecido.
![]() |
Avenida Grão Vasco |1960| Pintor Século XVI Em fundo nota-se a Igreja de N. S. Amparo sita na Estr. de Benfica [vd. 2ª imagem] Augusto de Jesus Fernandes, in Lisboa de Antigamente |
Vasco Fernandes – o artista excelente, a mais forte personalidade da pintura regional portuguesa e o primeiro grande mestre da escola portuguesa no período do renascimento quinhentista, cujo nome glorioso – Grão Vasco – jamais se apagaria da memória dos Viseenses. (ALVES, 1991)
![]() |
Estr. de Benfica com a Avenida Grão Vasco |1916| À esq. observam-se os prédios da Rua Emília das Neves — Actriz 1820-1883 — que corre paralela à Estr. de Benfica. «Preparativos para o embarque das tropas que vão combater na Primeira Guerra Mundial» Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente |
Belissimo e maravilhoso bairro com seus encantos e em qualquer estação do ano como toda cidade de Lisboa.
ReplyDeleteObrigada pela informação histórica e pela esplêndida foto. JJ
ReplyDeleteElétricos (carris) a passar na Rua Grão vasco? Estranho.
ReplyDeleteNão é "Rua" é "Avenida". E os carris que se veem na foto estão na Estrada de Benfica, a Avenida Grão Vasco é a artéria à esquerda para onde se dirige a coluna militar.
DeleteNa 1º imagem os carris são na Av. Grão Vasco.
DeleteSim, os carris na 1ª imagem são efectivamente na Av. Grão Vasco. Este pequeno segmento de carris do Eléctrico nesta artéria, eram já na parte final da "raquete" onde os Eléctricos retornavam à Estrada de Benfica depois de saírem do terminal, na Rua Emília das Neves.
DeleteJulguei que o António Fernandes se referisse à foto do movimento de tropas, onde também se vê a Av. Grão Vasco, à esquerda nessa imagem. Erro meu.
Exactamente. Temos uma imagem aérea desta zona e que comprova isso mesmo.
Delete