Sunday 10 July 2022

Rua de São Bernardo, 33

Segundo o olisipógrafo Norberto de Araújo, nas suas Peregrinações em Lisboa, o topónimo desta rua terá sido estabelecido em 1793, conforme se pode ler na seguinte passagem: «Esta Travessa de Santa Quitéria (1759), tal como a Rua de Santo Amaro, as Travessas de Santa Gertrudes (hoje Rua Teófilo Braga), de S. Plácido, de Santa Escolástica (hoje Rua dos Ferreiros), de Santo Ildefonso (todas datando de 1763), e a Rua de S. Bernardo, trinta anos mais moderna que as anteriores, foram talhadas na cerca do Convento de S. Bento; os nomes, postos pelos frades, são dos santos da sua Ordem».

Rua de São Bernardo, 33 [post. 1888]
O edifício, profundamente desfigurado, alberga actualmente a Embaixada do Reino Unido; antigo Parque Vacinogénico de Lisboa, sob a Inspecção do Instituto Central de Higiene. Foi Fundado em Janeiro de 1888.
Fotógrafo não identificado, in AML

N.B. São Bernardo, um dos santos louvados pela Ordem de São Bento, passou também a topónimo numa das ruas construídas na antiga cerca do Convento de São Bento, que hoje reconhecemos como a artéria que liga a Calçada da Estrela à Avenida Álvares Cabral.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics