O Parque-no seu inicio e no primitivo sonho paisagista, assim podemos dizer-data da penúltima década do século passado (1885), e seu primeiro nome, caído em esquecimento, foi o de Parque da Liberdade. (ARAÚJO, 1939)
Denominado Parque da Liberdade, foi rebaptizado, por deliberação da C.M.L., em sessão realizada a 13 de Abril de 1903, por ocasião da visita a Lisboa do Rei de Inglaterra, Eduardo VII.
Em 1887, Ressano Garcia, engenheiro da Câmara Municipal
de Lisboa , propõe um concurso internacional de ideias, visando o
arranjo paisagístico do local.
Lago do Parque Eduardo VII [1933] Ao fundo, a Rua Artilharia 1 Festas da Semana dos Inválidos do Comércio. Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente |
Dos vinte e nove projectos concorrentes, em reunião de Câmara, a 5 de Fevereiro de 1895, a unanimidade da votação recaiu sobre o projecto apresentado por Henri Lusseau, projecto esse com uma estrutura de cariz romântico, traçando alguns lagos, implantando o «belveder», de acordo com a morfologia do terreno e a construção de um Palácio de Exposições e Festas.
O Parque era, na altura, cenário de feiras, de exposições e de divertimentos e, em 1929, constrói-se um grande lago, na zona pensada por Lusseau, a sul do actual Clube VII e junto dos portões de entrada.
(jf-avenidasnovas.pt)
Lago do Parque Eduardo VII [1940] Ao fundo, a Rua Castilho Eduardo Portugal, in Lisboa de Antigamente |
Lago no Parque Eduardo VII
ReplyDeleteNão entendo a razão do seu comentário.
ReplyDeleteE quando é que deixou de existir este lago? Parece-me uma pena. Será que poderia ter sido mantido?
ReplyDeleteO lago ocupou o lugar de uma pedreira. Não?
ReplyDelete