Monday, 19 February 2024

Cais da Rocha Conde de Óbido: o "Hidenburgo" em Lisboa

Em 1936, pelas 12H330, o dirigível Hindenburg chega a Lisboa onde lançou cabos para recolher o correio destinado ao Rio de Janeiro. Horas antes, um avião Heinkel da Lufthansa deixara os sacos de correio vindos de Frankfurt. Lisboa já antes tinha sido visitada pelo "Graf Zeppelin" em 24 de Abril de 1929 [vd. 2ª imagem].
O dirigível Hindenburg, o maior e mais moderno dirigível do mundo, tinha 245 metros, era impulsionado por quatro motores Mercedes-Benz de 1.200HP cada e hélices de 6mt; possuía uma gôndola de 2 andares, com biblioteca, bar com piano, varanda, camarotes e restaurante para 80 pessoas. Era um luxo!

O "Hidenburgo" em Lisboa |7 de Setembro de 1936|
Cais Rocha Conde de Óbidos, junto à Ponte Giratória 
Fotografia DN, in Lisboa de Antigamente

Os dirigíveis alemães Zeppelins, designadamente o LZ 127 (Graf Zeppelin) e o LZ 129 (Hindenburg) realizaram voos notáveis que muito prestigiaram a indústria alemã. Todavia, o sucesso foi interrompido após a catástrofe que destruiu totalmente este último, em Maio de 1937, em Lakehurst (Nova Jérsia, EUA), durante uma violenta trovoada que provocou a explosão do dirigível pela electricidade estática acumulada. O dirigível estava cheio de hidrogénio, embora tivesse sido construído para actuar com hélio. Porém a escassez deste levou a que se optasse pela utilização de hidrogénio.
(in Grande enciclopédia portuguesa e brasileira, vol. VI, 1981)

O dirigível Conde Zeppelin sobrevoa Lisboa |24 de Abril de 1929|
Largo do Chiado 
Fotografia DN, in Lisboa de Antigamente

1 comment:

  1. Que curioso testemunho fotográfico. Obrigado.

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