Sunday 29 July 2018

Cinema Éden

O novo Éden, enfim, foi inaugurado, com solenidade invulgar, em 1 de Abril de 1937; representou-se a peça «Bocage», na qual o protagonista foi interpretado por Estêvão Amarante. 

O Éden novo não resistiu à crise do teatro em Portugal, e pouco tempo depois de inaugurado começou a explorar cinema. [Araújo: 1939]


Classificado como Imóvel de Interesse Público, tem projecto inicial do arq. Cassiano Branco, terminado pelo arq. Carlos Dias. Esta construção típica do início dos anos 30 do séc. XX — veio substituir o primeiro Éden Teatro — foi considerada uma das mais importantes obras da arquitectura modernista em Portugal. Inaugurado em 1937, constitui-se como um animado pólo de diversão, com a sua grande sala de espectáculos, bares e espaços comerciais no piso térreo. De planta rectangular, evidencia uma acentuada horizontalidade e cobertura em terraço. 

Cinema Éden  [c. 1943]
Praça dos Restauradores, 17-24
Em cartaz, o filme «Fátima, Terra de Fé» do realizador Jorge Brum do Canto que chegou às salas de cinema em 2 Junho de 1943.

Estúdio Mário Novais,in Lisboa de Antigamente

O exterior destaca-se pelo original jogo de formas e volumes da fachada, desenvolvida simetricamente em relação a um corpo central, evidenciando-se a utilização do vidro e do ferro nas janelas e os painéis do friso superior, com baixos-relevos evocativos das artes representadas no interior da sala de espectáculos, que foi o Éden.

Cinema Éden  [1935]
Praça dos Restauradores, 17-24
Éden em construção.
Fotografia anónima, in Lisboa de Antigamente
Cinema Éden  [1936]
Praça dos Restauradores, 17-24
Publicidade nos tapumes do cinema Éden em construção.
Fotografia anónima, in Lisboa de Antigamente
Cinema Éden  [1937]
Praça dos Restauradores, 17-24
A fachada do Éden (Teatro) no dia da inauguração com a peça «Bocage».
Alexandre Cunha, in Lisboa de Antigamente

O interior merece destaque pelo jogo dinâmico dos seus acessos, favorecendo uma animada circulação, através de escadarias suspensas que se cruzam, assim como pelos vários pormenores decorativos. Desactivado como sala de espectáculos em 1989, o edifício foi objecto de profundas obras de remodelação e reconversão, em 1995, segundo projecto dos arqs. Frederico Valssassina e George Pancreach, passando a acolher uma unidade hoteleira nos pisos superiores. [cm-lisboa.pt]

Cinema Éden  [c. 1937]
Praça dos Restauradores, 17-24
Plateia e Balcão

 Mário Novais, in Lisboa de Antigamente
Cinema Éden  [c. 1937]
Praça dos Restauradores, 17-24
Escadaria, entrada

 Mário Novais, in Lisboa de Antigamente

3 comments:

  1. Thanks for finally talking about >"Cinema �den" <Liked it!

    ReplyDelete
  2. era um cinema ao de ia muito velhos tempos wuando passo nos restaurantes

    ReplyDelete
  3. Fui lá muitas vezes, na minha juventude. Era pura ArtDeco.

    ReplyDelete

Web Analytics