Sunday 28 July 2019

Palácio dos Condes Almirantes de Rezende

Poucos edifícios por esta área — escreve Norberto de Araújo — têm a grandeza deste antigo Palácio dos Condes Almirantes de Resende, e que se confina entre as duas faces do Campo de Santa Clara, e Rua do Paraíso.


No ângulo sul deste enorme edifício, e com ingresso por uma estreita porta na Rua do Paraíso, estão instalados o Arquivo Histórico Militar, este fundado em 25 de Maio de 1911 (sendo então director o coronel Henrique Luiz Pacheco Simões), mas só aqui arrumado depois da sua Organização de 1921 (cremos que em 1923). [...]

Palácio dos Condes Almirantes de Rezende [c. 1910]
Campo de Santa Clara, 21-24; Largo Dr. Bernardino António Gomes, 1-4; Rua do Paraíso, 2-16
Neste palácio funcionou  o Teatro Popular de Alfama, nome com que se abriu ao público o Teatro Thalia, inaugurado em 1873.
Alberto Carlos Lima, in AML

O Palácio Resende é usufruído pelo Ministério da Guerra, e e aparte os arquivos citados — todo o edifício é hoje ocupado pelos serviços das Oficinas Gerais de Fardamentos e Calçado [hoje OGFE vulgo Casão Militar], designação que vem de 1926, sucedendo ao Depósito Central de Fardamentos, criado em 1907. O edifício sofreu na parte poente e sul um grande incêndio em 1916, mas foi logo depois reedificado.
Antes de 1906, neste edifício Resende, e com frente para a Travessa do Zagalo, esteve — desde muitos anos antes — aquartelado um regimento de artilharia; durante muito tempo sobre o muro daquela Travessa, e que ampara os terrenos circundantes do velho monumento de Santa Engrácia — nos quais em 1909 se construiu um pavilhão anexo da Fábrica Militar de Calçado — viam-se as bocas das peças.

Palácio dos Condes Almirantes de Rezende [1900]
Campo de Santa Clara, 21-24; Largo Dr. Bernardino António Gomes, 1-4;  
Rua do Paraíso, 2-16
Observe-se o cunhal brasonado com as armas da dos «Condes de Rezende, 
Almirantes de Portugal».
Machado & Souza, in AML

Em 1916, o esquecido monumento nacional das «Obras de Santa Engrácia» foi ocupado (provisoriamente, se disse) pelas Oficinas de Calçado.
Também há poucos anos, e durante um curto período, a profanada capela do Conventinho do Desagravo serviu de Depósito de Material das Oficinas Gerais.
São bem curiosos estes sítios! Têm um bairrismo tranquilo, quási de extramuros, desafogado e popular, sem cair no pitoresco. Mas hemos de andar para diante.

Palácio dos Condes Almirantes de Rezende [1968]
Campo de Santa Clara, 21-24; Largo Dr. Bernardino António Gomes, 1-4; Rua do Paraíso, 2-16
OGFE vulgo Casão Militar
Arnaldo Madureira, in AML

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VIII, pp. 79-80, 1939.

1 comment:

  1. Good day! I just want to give you a big thumbs up for the excellent info you have got right here on this post.

    I'll be returning to your web site for more soon.

    ReplyDelete

Web Analytics