Sunday 20 January 2019

Prédios da Cruz das Almas

Este cruzamento da Cruz das Almas — recorda-nos Norberto de Araújo — era sitio — vê lá tu! — de S. João dos Bemcasados, (chamou-se também Cruz de S. João dos Bemcasados), antes de se rasgar e urbanizar a Rua que teve êste nome, ali há poucos anos, e onde já estivemos.


É também antigo, embora tenha sofrido beneficiações que lhe disfarçam o semblante, o prédio da esquina, e o que se lhe segue na Rua das Amoreiras [hoje Rua Prof. Sousa da Câmara].
Vê nesse cunhal uma pedra, com letras gravadas, e que atesta a antiguidade da casa e o senhorio do sítio: «Foreiras a Sebastião José de Carvalho e Melo. Ano de 1742». É bem interessante — talvez único em Lisboa em casas particulares, e com vista para a rua — esse relógio de sol, ainda bem conservado.

Cruzamento da antiga Rua das Amoreiras [hoje Rua Prof. Sousa da Câmara] com a Rua de Campolide (Cruz das Almas) [908]
Relógio de sol visível no cunhal do prédio.

Machado & Souza, in AML

Mais valioso é o prédio que a este se continua, solarengo, com pormenores decorativos, belos jardins e fisionomia repousado do fim de setecentos. Aí tens no seu portão principal, n.° 170, um curioso pormenor: sobre o pilar direito vê-se uma Cruz (seria esta a «Cruz das Almas»?) e sob ela uma data 1626, e no pilar esquerdo uma pomba de Espírito Santo [vd. ampliando 2.ª foto]

Este prédio, e o contíguo do cunhal, supostamente dos Rebelos Palhares, e, porventura, dos Cadavais, pertenciam no século passado a D. Mariana Emília Cambiasso e depois do capitalista Manuel Maria de Antas Barbosa. Em 1920 eram de D. Sofia Fricks em administração de seu sobrinho Frederico, e foram há poucos anos (1932-1934) vendidos, um após outro, ao engenheiro César Augusto Pimentel.

Rua das Amoreiras [hoje Rua Prof. Sousa da Câmara, 170] [1908]
Prédio com o n.º de policia 170 onde se pode observar a cruz no pilar referida por Norberto de Araújo.
Machado & Souza, in AML

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XI, p.81, 1939.

1 comment:

  1. Since the admin of this web page is working, no uncertainty very soon it will be well-known, due to its feature contents.

    ReplyDelete

Web Analytics