Wednesday, 12 December 2018

Teatro Luís de Camões (Belém Clube)

Uma notícia de um jornal referia que Joaquim Maria Nunes [comerciante do bairro da Ajuda] vai construir em Belém «um elegante teatro com lotação para 1000 pessoas», que «tomará o nome de Luís de Camões e será inaugurado no dia 10 de Junho próximo». No frontão, os bustos de Camões, Garrett e Castilho. (O Comércio do Porto n.° 277, de 27/V)
Através de outra fonte, faz-se saber que será distribuído «no Teatro, a expensas do mesmo Sr. Nunes, um bodo a 55 pobres da freguesia de Santa Maria de Belém, número de anos que viveu Luís de Camões». (DN, n.° 5129, de 17/V)

Calçada da Ajuda, 76-80 [1937]
Teatro Luís de Camões (Belém Clube) vendo-se no frontão, os bustos de Camões, Garrett e Castilho
Eduardo Portugal, in A.M.L.

Pequeno teatro de gosto neoclássico tardio, inaugurado em 10 de Junho de 1880, por ocasião do tricentenário da morte do poeta. O projecto é da autoria do arquitecto João da Cunha Açúcar. A partir de 1899 albergou histórico Belém Clube.

Calçada da Ajuda, 76-80 [1964]
Ao centro, o antigo Teatro Luís de Camões (Belém Clube)
Augusto de Jesus Fernandes, in A.M.L.

Encerrado ao público pela Inspecção Geral de Actividades Culturais por razões de segurança, em 2012 foi aberto um concurso para arquitectos com experiência de teatros, caso de Manuel Graça Dias e Egas José Vieira, autores do projecto do actual Teatro de Almada, que foram escolhidos para conceber o projecto de reabilitação. Na fachada tudo se manterá como no projecto original. Nas pesquisas foi encontrada uma foto original que deixou perceber que o edifício era de cor mais escura, um vermelho escuro tijolo.

Calçada da Ajuda, 76-80 [1964]
Teatro Luís de Camões (Belém Clube) vendo-se no frontão, os bustos de Camões, Garrett e Castilho
Augusto de Jesus Fernandes, in A.M.L.

Chama-se agora LU.CA e é um espaço pensado em exclusivo para as crianças e o público jovem. A inauguração aconteceu no dia 1 de Junho de 2017.
__________________
Bibliografia
CABRAL, Alexandre, Notas Oitocentistas, vol. I, 1980.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics