Wednesday 8 August 2018

Joalharia Leitão & Irmão — antigos Joalheiros da Coroa

Este Largo do Chiado, aprazível e portentoso, é um alfobre de história. Estivemos encantados a enumerar e analisar algumas das suas melhores estampas, e só agora demos pelo faiscar dos brilhantes que se engastam nas jóias de alto preço — só para ricaço adquirir! — que se mostram expostas nas montras da antiga Joalharia de Leitão & Irmão, fundada em 1877 por José e Narciso Pinto Leitão, cujo acontecimento mereceu nessa data uma crónica especial de Ramalho. 


É o mais rico estabelecimento do burgo, uma autêntica casa-forte, onde se acumulam grandes riquezas, e que fez luxo em ostentar a divisa «Fornecedor da Casa Real». A parte exterior está revestida de mármores negros, o que levou certo gracioso a chamar a essa tão conhecida casa, o «túmulo do Chiado»

Joalharia Leitão & Irmão |post. 1910|
Largo do Chiado, 21-23 (actualmente no n.º 16); Rua Nova da Trindade
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

A Joalharia Leitão instalou-se aqui quando artéria que lhe corre do lado nascente, já se chamava Rua Nova da Trindade, assim classificada em 1836. Antes, era Rua do Secretário da Guerra, um alto funcionário de muita nomeada no século XVIII, de nome João Pereira da Cunha Forjaz, morador e proprietário do prédio que antecedeu o actual, que o Terramoto obrigou a reconstruir. 

Joalharia Leitão & Irmão |1910-10-05|
Largo do Chiado, 21-23 (actualmente no n.º 16); Rua Nova da Trindade
Grupo de civis revolucionários aquando do 5 de Outubro
Alberto Carlos Lima, in Lisboa de Antigamente

Um dos antecessores da Joalharia Leitão, foi a Fábrica de Marcenaria de José Aniceto Raposo, talvez de 1810 a 1814, pelo menos. No 1.° andar, funcionou o estabelecimento de banhos de Francisco Geneste, que morreu em 1835; e foi Andrilliat, cabeleireiro da Casa Real, quem tomou a casa e a dirigiu, ao mesmo tempo que exercia a sua principal profissão, vendendo aos clientes toda a espécie de adereços, como chinós, meias-cabeleiras metálicas, elásticas e de pressão; marrafas e crescentes, «tudo chegado de Paris». Causaram sensação, «imersões quentes a 320 réis».

Joalharia Leitão & Irmão |1953|
Largo do Chiado, 21-23 (actualmente no n.º 16); obras de pavimentação
Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente

No dia 1 de Dezembro 1877, o Rei D. Luís atribuiu à Joalharia Leitão & Irmão o título de «Joalheiros da Coroa». A Leitão & Irmão continuou a ser a escolha da Casa Real para a criação de presentes a familiares, amigos e personalidades. A rainha D. Maria Pia foi igualmente uma entusiasta e fiel cliente.
As principais oficinas da Casa Leitão foram construídas em finais do século XIX no pátio de um pequeno palacete no Bairro Alto [vd. imagem abaixo]. Aí se instalaram grandes artistas prateiros que até então trabalhavam em oficinas de “vão de escada”, um pouco por toda a Lisboa. Os modernos meios de fabrico e condições de trabalho foram contribuição decisiva para a manufactura de peças de excepção.
Em 1981, as oficinas de joalharia, originalmente localizadas no primeiro andar da loja do Chiado, foram integradas na oficina do Bairro Alto.
A actual loja do Largo do Chiado foi remodelada no ano 2000 pelo artista Pedro Leitão.
 
Antigas oficinas da Joalharia Leitão & Irmão |c. 1900|
Rua da Gáveas com a Travessa da Espera
Machado & Souza,
in Lisboa de Antigamente
_____________
Bibliografia
COSTA, Mário, O Chiado pitoresco e elegante, 1987.
leitao-irmao.com.

5 comments:

  1. Someone essentially assist to make seriously posts I might state.
    That is the very first time I frequented your web page and so far?
    I amazed with the analysis you made to make this actual
    post amazing. Fantastic process!

    ReplyDelete
  2. Leitão & Irmão Joalheiros10 August 2018 at 17:04

    Exmos. Senhores,

    Agradecemos desde já o interessante artigo sobre a Casa Leitão, o qual apreciámos bastante. Pedimos por favor que nos facultem, caso possível, um endereço privado, para podermos prestar um esclarecimento adicional.

    Com os melhores cumprimentos,

    Leitão & Irmão Joalheiros

    ReplyDelete
  3. Gratos pelo apreço. Podem contactar-nos por mensagem privada através do n/ sítio no FF (link disponível do lado direito do blogue. Cumps,

    ReplyDelete
  4. Narrativa muito interessante; fotos fabulosas.

    ReplyDelete
  5. Pretty! This was a really wonderful post. Thank you for providing this information.

    ReplyDelete

Web Analytics