Friday 10 August 2018

Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Já agora, que estamos a discorrer do que não existe, e constituiu um dia o Carmo nobre — diz Norberto de Araújo — , olha êste vulgar prédio onde está instalada, desde 1780, a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Foi no século XVII dos Teives, depois dos Fernandes de Elvas, a seguir dos Silvas Coutinhos - pertencia a D. Rui da Silva por ocasião do Terramoto -, e foram êstes que o doaram aos irmãos terceiros do Carmo.


A Ordem Terceira de N. Sr.ª do Monte do Carmo, data de 1629, embora seus Estatutos fôssem estabelecidos em 1665; teve sua capela privativa no Convento do Carmo e fêz erguer seu Hospital entre 1700 e 1706 no sopé do Convento, edifício que se situava no comêço da actual Rua Primeiro de Dezembro, naquele tempo Rua de Valverde. Chegou a reunir 9.000 irmãos. O Terramoto destruiu o Hospital, como destruiu o grandioso Convento fundado por Nuno Álvares, onde os terceiros tinham sua capela, como se fôsse uma igreja. Houve que se construir uma muralha para amparar o combalido edifício conventual; assim não foi mais possivel reconstruir o Hospital. 

Igreja da Ordem Terceira do Carmo  [195-]
Largo do Carmo, 25; Rua da Oliveira do Carmo; Rua da Condessa
António Castelo Branco, in A.M.L.
































 
Chegou a ser doado aos Terceiros do Carmo um terreno para construírem nova Casa, mas até 1780 nada estava feito. Foi então que os Terceiros receberam dos Silva Coutinhos a mercê do prédio onde hoje se encontram, havendo instalado sua Igreja, ou capela, numa sala do primeiro andar. Antes da República era desta Igreja que saia, em Domingo de Ramos, a «Procissão do Triunfo», cujo dia tradicional, porém, tinha sido o da última sexta feira de Quaresma.

Procissão do Triunfo ou dos Santos Nus saindo da igreja da 
Ordem Terceira do Carmo, a Verónica  [1907-03]
Largo do Carmo, 25; Rua da Oliveira do Carmo; Rua da Condessa
Joshua Benoliel, in A.M.L.

O prédio do Largo do Carmo, no seu interior, não perdeu ainda o ar palaciano, ou burguês, decrépito, com sua escadaria, seus emblemas da Ordem Terceira, sobrepujados de coroa real, tudo vulgar, adaptado, provisório.
A Ordem na sua Igreja e Sacristia, possue muitas imagens, alguns quadros, num conjunto que parece de «bric-à-brac».
Mas é respeitável esta Venerável Ordem dos Terceiros de N. Sr.ª do Monte do Carmo — e muito lisboeta.
Nela se conservam os ossos de D. Nuno Álvares Pereira, objecto de devoção patriótica. [actualmente (desde 1953) na Igreja de São Condestável]

Igreja da Ordem Terceira do Carmo  [1948]
Largo do Carmo, 25; Rua da Oliveira do Carmo; Rua da Condessa
Eduardo Portugal, in A.M.L.

N.B. ARQUITECTO: Manuel Caetano de Sousa (1780). ESCULTOR: José de Almeida (1755). PINTOR: Francisco Borja Gomes (séc. 19). PINTOR de AZULEJOS: Fábrica Viúva Lamego (1992)

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VI, p. 78, 1938.

2 comments:

  1. I like what you guys tend to be up too. Such clever work and exposure!
    Keep up the great works guys I've added you guys to my personal blogroll.

    ReplyDelete
  2. I've been surfing online greater than 3 hours as of late, yet I by
    no means discovered any attention-grabbing article like yours.
    It's lovely value sufficient for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made excellent content material as you did, the net shall be much more helpful
    than ever before.

    ReplyDelete

Web Analytics