Friday 26 May 2017

Avenida do Aeroporto, actual Avenida Almirante Gago Coutinho

Esta artéria quando da sua construção foi designada por prolongamento da Avenida Almirante Reis (Edital de 17/02/1947). Depois, como consta na informação municipal datada de 23/07/1956, passou a ser conhecida como Avenida do Aeroporto.

Avenida do Aeroporto, actual  Avenida Almirante Gago Coutinho [c. 1940]
 Panorâmica, de Sul para Norte (Portela)
Eduardo Portugal, in AML

O Aero-Club de Portugal sugeriu em 23/07/1956 a atribuição do nome «Avenida Gago Coutinho-Sacadura Cabral» à Avenida do Aeroporto, mas a Comissão Municipal de Toponímia discordou porque «deverá seguir-se a orientação até agora adoptada de só se consagrarem na toponímia da cidade nomes de individualidades que tenham falecido há alguns anos, lembrando, entretanto, que o nome de Sacadura já se encontra atribuído a uma avenida da capital». Assim, desde 2 de Janeiro de 1960, esta via pública que detêm a legenda «Sábio e Herói da Navegação Aérea», homenageia Carlos Alberto Viegas Gago Coutinho (1869-1959), alfacinha que viveu na Rua da Esperança e foi um almirante pioneiro da aviação.  
 
Avenida do Aeroporto, actual  Avenida Almirante Gago Coutinho [1945]
 Panorâmica, de Sul para Norte
Ferreira da Cunha, in AML

Por edital de 09/12/1989, o troço desta Avenida compreendido entre a Praça do Aeroporto (vulgo Rotunda do Relógio) e o Edifício do Aeroporto de Lisboa, passou a denominar-se Alameda das Comunidades Portuguesas. [cm-lisboa.pt]

Avenida do Aeroporto, actual  Avenida Almirante Gago Coutinho [c. 1940]
 Panorâmica, de Norte para Sul (Areeiro)
Eduardo Portugal, in AML

1 comment:

Web Analytics