Tuesday 13 December 2016

Palácio Valmor

Agora, Dilecto, voltemos ao Campo de Sant'Ana.

Aí tens a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa [em 1938]. É um edifício largo, e decente, na sua fachada, mas, no seu interior, tudo o que há de mais impróprio para o fim a que destinou em 1914. O prédio, construido pelo Visconde de Valmor, é ainda de umas senhoras, herdeiras daquele titular.


Palácio edificado no séc. XVIII, traduzindo um exemplar de arquitectura residencial setecentista, integra o conjunto do Campo dos Mártires da Pátria, que está classificado como Imóvel de Interesse Público. De planta longitudinal, o edifício, composto por vários panos murários definidos por pilastras, desenvolve-se em três pisos, tendo por remate uma cornija encimada por balaustrada ritmada por plintos coroados de urnas e por estátuas de figuras femininas no enfiamento das pilastras.

Palácio Valmor [1929]
Campo dos Mártires da Pátria, 36-39
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente
Legenda da foto no arquivo: «Palácio de dona Libânia de Almeida Lima»

O piso térreo, de reboco pintado de branco simulando placagem de cantaria, surge rasgado por portas em arco abatido e janelas de peito. O andar nobre é animado pelo rasgamento a ritmo regular de janelas de sacada com grades em ferro fundido. O piso superior surge vazado por óculos com emolduramento em reboco figurando pequenas guirlandas. No interior merece referência um compartimento do piso nobre, o antigo Salão de Baile, que exibe espelhos de molduras douradas, assim como uma pedra de armas dos Valmor colocada no enfiamento de uma escadaria.
A função habitacional primitiva do edifício manteve-se até ao início do séc. XX, altura em que acolheu a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa — instituída em 1913 pelo dr. Afonso Costa, na Escola Politécnica — e posteriormente, a partir de 1964, a Embaixada da República Federal Alemã (cuja antiga Legação antes ocupara o Palácio Sanches de Brito). Actualmente também aí funciona o Instituto Goethe.

Palácio Valmor [1907]
Campo dos Mártires da Pátria, 36-39
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

Bibliografia
ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. IV, p. 39, 1938.
cm-lisboa.pt.

1 comment:

  1. Very quickly this site will be famous among all blogging users,
    due to it's good articles or reviews

    ReplyDelete

Web Analytics