Wednesday 7 September 2016

Igreja de Santa Engrácia; as obras eternas e uma lenda

Estamos defronte de um monumento nacional, de singular expressão arquitectónica, único, talvez, no país, nem conservado nem abandonado, rico de forma e triste aparência: o templo inacabado de Santa Engrácia. Melhor o designaremos, como o vulgo, e dentro do estribilho alfacinha, por «Obras de Santa Engrácia».

Obras — porquê? De Santa Engráeia — porquê?

   
Em 1569, desanexada de Santo Estêvão, constituiu-se a nova paroquial de Santa Engrácia, cuja Igreja sede foi erecta neste sítio entre aquele ano e o de 1578. Era um templo pequeno mas suficiente, ao estilo seiscentista, certamente modesto. Em 15 de Janeiro de 1630, produziu-se na Igreja, de noite, um sacrilégio, o qual, dentro do espírito da época, provocou a mais profunda indignação e deu aso a solenes manifestações de penitência e piedade: haviam arrombado a porta do sacrário do Santíssimo e roubado as sagradas partículas.
Projectou-se, em desagravo, erguer um templo novo, e logo a igreja foi considerada em profanação, e a paroquial transferida para a já citada Ermida do Paraíso, onde o culto normal continuou,  com excepção das festividades solenes que se realizavam em S. Vicente.
Ia a nova Santa Engrácia quási concluída quando (1682) aconteceu cair a cúpula, incidente gravíssimo e que deve atribuir-se a erro de engenharia, por falta de precisão no cálculo. 
Aqui se enxerta uma história romântica que mais adiante resumo. 

Igreja de Santa Engrácia (Panteão Nacional) [c. 1900]
Campo de Santa Clara
José Artur Leitão Bárcia, in AML

Foi então encarregado de erguer novo e majestoso templo um ilustre artista, João Antunes, arquitecto de D. Pedro II,  [o Pacífico], mas sendo de crer que aproveitasse grande parte do que já estava feito, embora o seu risco, ao que se deduz de velhos escritos, fosse mais rasgado do que o primeiro.
A forma orbicular da nova Igreja mantinha-se contudo, e, assim, subsistia a dificuldade do remate na cúpula acima da cimalha real. Os arquitectos hesitaram, pois o fracasso da anterior construção constituía um aviso.  
Veio o Terramoto. As sólidas paredes resistiram na sua mole de pedra; a cúpula não caiuporque a não havia. Nunca se acabou Santa Engrácia; obras eternas: «obras de Santa Engrácia. [...]
Santa Engrácia, Dilecto, é isto que vês, indiscutivelmente belo e triste. Chega a confranger os menos devotados a cousas de arte e pouco zelosos do destino dos edifícios sacros.
Por diploma de 29 de Abril de 1916, este monumento foi destinado a Panteon Nacional.

Igreja de Santa Engrácia (Panteão Nacional) [1908-02-08]
Funeral de Dom Carlos e de Dom Luís Filipe; Campo de Santa Clara
Chaves Cruz, in AML
    
Agora cumpre referir, em duas palavras, o romance episódico que se liga à história das «Obras de Santa Engrácia».
Acusado de ser autor de sacrílego roubo foi preso um jovem hebreu, Simão Pires Solis,  não soube ou não quis defender-se nos interrogatórios, e, condenado, foi queimado vivo. Diz-se — e é aqui que entra a lenda — que momentos antes do sacrifício dissera: «Tão certo eu morrer inocente, como as obras de Santa Engrácia nunca se acabarem». E não acabaram
Afinal o moço andava de amores com uma freira de Santa Clara [Violante, de sua graça] e só por essa circunstância não quis revelar o que fazia «por aqui» quando, por suspeito noctívago, o prenderam.
Exposta a lenda com fundo verídico demos uma vista de olhos a Santa Engrácia. [1]

Igreja de Santa Engrácia (Panteão Nacional) [1966]
Construção da cúpula; Campo de Santa Clara
Garcia Nunes, in AML

As obras da actual igreja só foram concluídas em meados do séc. XX, 1966, com a construção da cúpula baseada no projecto do arq.º Amoroso Lopes. Tinham passado 284 anos. Desde então alberga o Panteão Nacional, encontrando-se em 2 torreões distintos os túmulos dos Presidentes da República e de artistas célebres. De planta octogonal, centralizada por uma cruz grega, de topos arredondados, inscrita num quadrado formado por 4 torreões-bloco, apresenta a sua fachada principal rasgada por um portal enquadrado por colunas salomónicas de capitéis compósitos e remate de baixo-relevo com a padroeira. [cm-lisboa.pt]

Igreja de Santa Engrácia (Panteão Nacional) [1966]
Observa-se a cúpula baseada no projecto do arq.º Amoroso Lopes; Campo de Santa Clara
Garcia Nunes, in AML

Igreja de Santa Engrácia (Panteão Nacional)
O Panteão Nacional foi inaugurado solenemente em 7 de Dezembro de 1966.
Catalão Monteiro, in FCG

Bibliografia
[1] ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. VIII, pp. 81-83, 1938.

5 comments:

  1. Onde certamente será sepultado Cristiano Ronaldo, esperemos que daqui a muitos anos.

    ReplyDelete
  2. Estive lá nesse dia! Morava no nº47-2º do Campo de Santa Clara(aliás onde nasci. Atualmente vivo na linha de Sintra.
    Muito bem! Obrigado! Muito agradecido ao Blogue, pela oportunidade do meu comentário.
    Manuel Paula

    ReplyDelete
  3. With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism
    or copyright infringement? My website has a lot
    of unique content I've either authored myself or outsourced but it appears a lot of it
    is popping it up all over the internet without my agreement.
    Do you know any solutions to help reduce content from being stolen? I'd certainly appreciate
    it.

    ReplyDelete

Web Analytics