Saturday 27 August 2016

Rua de S. Sebastião da Pedreira: Viaduto de Andaluz

Ora eis-nos sob o viaduto da Avenida Fontes Pereira de Melo  — diz Norberto de Araújo . É, como vês, um túnel, ou arco de passagem com certo interêsse de construção. Começado a construir em 1898 concluiu-se em 1900: desenhou--o e executou-o o condutor de obras públicas, ao serviço da Câmara Municipal, Henrique Sabino dos Santos.
Passado o Viaduto acaba S. Sebastião, e começa Andaluz." [1]

Viaduto de Andaluz [190-]
 Rua de S. Sebastião da Pedreira, Largo de Andaluz
Chaves Cruz, in AML

A Rua de S. Sebastião da Pedreira — tradicional estrada seiscentista — é um topónimo que advém do padroeiro do local, S. Sebastião.
D. João IV, no seu reinado, dedicou uma igreja no largo do mesmo nome a S. Sebastião da Pedreira, em 1652. Nesta freguesia, desde 1590 denominada de S. Sebastião da Pedreira, já existia uma pequena ermida de invocação ao santo que naquela sitio tinham construído os moradores da Rua das Arcas da freguesia de S. Nicolau, que tomaram o Santo como protector contra o mal da peste, prometendo ir lá todos os domingos com um sacerdote para celebrar missa, festejando o orago no seu dia — 20 de Janeiro — e fazendo procissão, que se realizou sempre até 1755. [2]

Viaduto de Andaluz [c. 1950]
 Rua de S. Sebastião da Pedreira; Avenida Fontes Pereira de Melo; Largo de Andaluz
Judah Benoliel, in AML

Bibliografia
[1] ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa», vol. XIV, p. 85, 1939.
[2] cm-lisboa.pt/toponímia.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics