Friday 3 June 2016

Rua de Arroios: a Fábrica de Cervejas «Leão» e a Escola Estephania

 « O sítio de Arroios — que já é senhor da categoria de bairro — e do qual nos aproximamos, ainda hoje possui, se bem te avisares ao passeá-lo, um certo ar de subúrbio urbanizado.
   Do lado direito da Rua, ou seja na linha do nascente, as edificações correspondem na sua grande maioria  ao século actual [o autor escreve em 1938].  (...) Dilecto, em menos de oitenta anos esta Rua — que é-apesar-de tudo a a única artéria resistente de toda a área dos Anjos ao Areeiro — muito se tem modificado.

Fábrica de Cervejas Peninsular, Rua de Arroios, 46-48 |1908|
Neste local existiu a Fábrica de Cerveja Leão fundada em 1878 por José Varela e Jacinto Franco; ao fundo os prédios da então Av. D. Amélia hoje Av. Almirante Reis; à direita, a antiga Tv. do Forno do Tijolo, hoje Rua Frei Francisco Foreiro, e, onde se vê a placa toponímica identificando o «Regueirão dos Anjos», o muro do Palacete Villa Braz Fernandes onde funcionava.a Escola Estephania.
Machado & Souza, in Lisboa de Antigamente

   Vês este prédio moderno na esquina da Rua Francisco Foreiro (também nova) e da Rua de Arroios onde tem os n.ºs 46 a 48, e que é hoje uma serração de madeiras? Pois foi, até 1916(?), a famosa Fábrica de Cervejas «Leão», que refrescou não apenas nossos pais mas também nossos avós. Tinha então um pátio grande, que ainda hoje se desenha, alterado na fisionomia; eram casas e terrenos dos Condes de S. Miguel.»
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. IV, pp. 79-81, 1938)

Na outra esquina da Rua Francisco Foreiro, defronte à Fábrica de Cervejas Peninsular (sucessora da «Leão»?), ficava o Palacete Villa Braz Fernandes que albergava a Escola Estephania. Vale a pena a leitura do anúncio publicado no Almanak de "O Mundo" de 1908. Fica aqui um excerto para aguçar o apetite.
«[...] As línguas, no curso commercial são ensinadas praticamente. A alimentação dos alumnos internos e semi-internos é abundante, variada e preparada com generos de primeira qualidade; [...] O actual proprietário encontra-se, a toda a hora do dia ou da noite, no edifício da Escola, salvo caso de força maior; [...]»

Escola Estephania [1902]
Adjacente à fábrica de cervejas ficava o Palacete Villa Braz Fernandes, Regueirão dos Anjos
Perspectiva tirada da Rua de Arroios; à esquerda a antiga Tv. do Forno do Tijolo, hoje Rua Frei Francisco Foreiro.

Machado & Souza, in Lisboa de Antigamente

Planta Topográfica de Lisboa: 1911, Pinto, Júlio António Vieira da Silva [Fragmento], in Lisboa de Antigamente
Legenda (clicar para ampliar):
Vermelho: Rua de Arroios
Verde: Rua Frei Francisco Foreiro (antiga Tv. do Forno do Tijolo)
Laranja: Regueirão dos Anjos
Amarelo: Fábrica de Cervejas «Leão» (Peninsular)
Azul: Escola Estephania

1 comment:

  1. Hi! I've been following your blog for some time now and finally got the bravery to go ahead
    and give you a shout out from Huffman Tx! Just wanted to tell you keep up the excellent job!

    ReplyDelete

Web Analytics