Tuesday, 10 May 2016

Ermida do Senhor Jesus da Boa Nova

Ermida construida no séc. XVIII (1744-1748),  riscada e delineada por Manuel da Costa Negreiros, para substituir uma pequena ermida da invocação de Nª Sra. do Rosário, pertencente à Congregação do Sr. Jesus da Boa Nova, localizada no Campo da Lã ao Terreiro do Trigo (antigo Cais do Carvão).
Manuel da Costa Negreiros (?-1750), Major de engenheiros e arquitecto da Casa do Infantado, executou a Torre do Relógio da Igreja da Graça, a porta da Igreja do Sacramento e o Palácio Barbacena

Ermida do Senhor Jesus da Boa Nova [c. 1910]
Rua do Jardim do Tabaco; Rua do Museu da Artilharia

 Eduardo Portugal, in AML

Em 1775, com a abertura da Calçada Nova - actual Rua do Museu de Artilharia para dar passagem à zorra que conduzia a estátua equestre de D. José I, o Reformador da Fundição para o Terreiro do Paço , a fachada desta ermida ficou enterrada em relação à rua e integrada no conjunto das fachadas, passando despercebida. Tem três altares de linda talha dourada, e era administrada por uma irmandade secular com o titulo de Via Sacra. Tinha de rendimento duzentos mil reis e uma propriedade mística por não ter sido ficado danificada com o Terramoto.

Ermida do Senhor Jesus da Boa Nova [c. 1949]
Rua do Jardim do Tabaco; Rua do Museu da Artilharia

Eduardo Portugal, in AML

A ermida, típica do barroco joanino revela os indícios da Escola de Mafra, e dos elementos utilizados no Convento de Mafra, tais como os capitéis jónicos da fachada, as janelas elípticas e os óculos circulares, com a influência certa da arquitectura borrominiana. O corpo anexo da sacristia, outrora sede da confraria, lembra um solar seiscentista, com as suas janelas de sacada.

Ermida do Senhor Jesus da Boa Nova, fachada lateral, vendo-se a Cerca Fernandina formando as traseiras da ermida vista da Rua do Museu da Artilharia [1963]
Rua do Jardim do Tabaco; Rua do Museu da Artilharia

Arnaldo Madureira, in AML

O muro do fundo da ermida é a própria muralha da Cerca Fernandina.

Cerca Fernandina, formando as traseiras
da ermida do Senhor Jesus da Boa Nova [c. 1949]

Rua do Jardim do Tabaco; Rua do Museu da Artilharia

Eduardo Portugal, in AML

1 comment:

  1. Vivi vários anos muito próximo desta capela.
    Sentei-me muitas vezes no banquinho de pedra que se vê na fotografia.
    Como está o seu interior?
    Tenho muitas saudades.
    Maria Teresa

    ReplyDelete

Web Analytics