sexta-feira, 11 de março de 2016

Rua do Arco da Graça, Hospital de São José

«Frei Agostinho de Santa Maria informa-nos: «No mesmo bayrro da Mouraria, mas para a parte do Occidente, em hua porta que fica mais assima do Jogo da Péla, caminho pelo Rocio de Sam Domingos para o Collegio da Companhia de Jesus, se vê collocada hua Imagem de nossa Senhora com o título da Graça, a qual se colocou sobre a mesma porta em dez de Janeiro do anno de 1657». (...)
(MACEDO, Luís Pastor de, Lisboa de Lés-a-Lés, Vol. I)

Rua do Arco da Graça,  pórtico sul [c. 1900]
Fotógrafo não identificado, in AML

Hospital Geral. Antigo Convento e Colégio jesuíta de Sto. Antão-o-Novo, classificado como Imóvel de Interesse Público, construído a partir de 1579 sob o risco de Baltazar Álvares. A Igreja foi edificada entre 1613-1653, segundo projecto de um discípulo de Terzi, à qual foi acrescentada, em 1696, a sacristia barroca, projectada por João Antunes. 

Rua do Arco da Graça,  pórtico sul [1966] 
Ao fundo, o portal da entrada do Hospital de São José
Armando Serôdio, in AML

A partir de 1770 instalou-se, no extinto convento/colégio, o Hospital de S. José, em substituição do Hospital Real de Todos-os-Santos, arruinado pelo terramoto. Sobreviveu a primitiva sacristia, hoje capela do hospital e classificada como Monumento Nacional, sendo de destacar o pórtico sul, encimado pelo brazão de D. José, que dá acesso a um pátio com estátuas dos Apóstolos pertencentes à igreja do extinto convento e os azulejos da escadaria do hospital.

Rua do Arco da Graça,  pórtico sul [1953] 
Fernando Martinez Pozal, in AML

Sem comentários:

Enviar um comentário

Web Analytics