Monday 28 March 2016

Avenida 24 de Julho, trapeiros

Na viragem do séc. XX, Portugal era um país esmagadoramente rural. Lisboa era o maior centro urbano, com uma população circa das 350.000 pessoas, maioritariamente analfabeta — três homens em cada quatro e seis mulheres em cada sete não sabiam ler nem escrever — proveniente das zonas rurais, que procurava emprego na grande cidade, mas que aqui vivia em condições infra-humanas, em casas insalubres, sobrelotadas, que necessitavam de «apoio social» para nela poderem sobreviver. Assim, no universo das sobras e produtos rejeitados, era comum observar pessoas, vulgo trapeiros, a vasculhar no lixo (como se pode verificar nesta foto captada pelo repórter fotográfico Joshua Benoliel), na procura por toda a espécie de produtos: papel, trapos, metais, etc..

Avenida 24 de Julho, trapeiros [ant 1908]
Ao fundo, o jardim do Largo de Santos
Joshua Benoliel, in AML

Obs:. por incrível que pareça esta fotografia tem a legenda «Trabalhos agrícolas» no arquivo municipal de Lisboa. É confrangedor ver um acervo desta importância ser tão maltratado.

2 comments:

  1. Os trapeiros percorriam as ruas de Lisboa com o seu pregão para as pessoas que tivessem panos e jornais velhos para deitar fora saberem,
    e assim recolhiam para venderem à industria papeleira e ganharem algum
    dinheiro. As compras eram todas embrulhadas em papel antes da chegada
    do plástico

    ReplyDelete
  2. Entretanto, alguém terá feito chegar esta informação aos idiotas do arquivo pois já alteraram o título da foto.
    Carlos Fróes

    ReplyDelete

Web Analytics