Sunday 21 February 2016

Rua do Salvador

A Rua do Salvador, que leva ao Menino de Deus e a Santo André, possue um cunho popular acentuado, como observas, mas pouco de típico, esse que deixamos para trás no coração da Alfama. [Araujo: 1939]

 
Esta rua, muito concorrida e de grande importância há quatro séculos, ligava as portas do Castelo de São Jorge à «Baixa». A circulação de bens e pessoas na cidade foram-se agravando com o tempo, originando acidentes diversos (sendo os atropelamentos os mais graves) e motivando frequentes discussões entre os condutores de coches e liteiras, sobretudo nas artérias mais concorridas e (ou) mais difíceis.

Rua do Salvador [Início séc. XX]
Perspectiva tirada da Rua das Escolas Gerais.
José A. Bárcia, in Lisboa de Antigamente
 
Com o intuito de resolver ou, no mínimo, minorar alguns desses problemas, a Coroa e o Senado criaram regras de trânsito e afixaram sinais ou placas de sinalização nas ruas mais problemáticas da época, subsistindo uma dessas placas num edifício da Rua do Salvador, 26-28. Datada de 1686, regulava a prioridade de passagem dos veículos, estipulando o seguinte: «Sua Magestade ordena que os coches, seges e liteiras que vierem da portaria do Salvador recuem para a mesma parte». Ou seja, quem viesse de cima perdia a prioridade em relação a quem subisse. 

De vinte e quatro letreiros que houve em Lisboa deste jaez — recorda o ilustre Norberto de Araújo — , é o único que resta. O trânsito proibido do século XVII... Pois queres saber, Dilecto, qual era a pena aplicada aos transgressores? Cinco anos de degredo em terras do Brasil, e 2.000 cruzados de multa!
 
A meio da pequena subida há um edifício fora do alinhamento dos restantes que causa um estrangulamento da via. No tempo de D. Pedro II este estreitamento era causa de muitas discórdias entre quem subia ou descia a rua. Se dois se encontrassem a meio, nenhum queria ceder a passagem, uma vez que era tarefa difícil fazer recuar os animais. Consta que chegou mesmo a haver lutas e duelos, com feridos e mortos.

Rua do Salvador |1899|
A primeira regra e sinalização de trânsito de Lisboa, na Rua do Salvador, 26-28

(o letreiro é perceptível entre as duas portas à direita).
Machado & Souza, in Lisboa de Antigamente

4 comments:

  1. I thіnk tһe admin օf thiѕ site iis genuinely ᴡorking hard for his site, for tһe reason that
    here every stuff is quality based data.

    ReplyDelete
  2. Very nice post. I just stumbled upon youur blog and wished to mentioon that I havve really
    loved surfing around your weblo posts. After all I'll be subscribing in your rsss feed and I
    am hoping you write once more very soon!

    ReplyDelete
  3. Howdy! I could have sworn I've been to this site before but after
    reading through some of the post I realizzed it's new
    to me. Anyways, I'm definitely delighted I found
    it and I'll be book-marking and checking back frequently!

    ReplyDelete

Web Analytics