Tuesday 16 February 2016

Palácio dos Viscondes de Abrançalha na Rua de Artilharia Um

Acompanhemos mestre Norberto de Araújo numa visita guiada por este velho sítio lisboeta: «Vamos descer a Rua de Artilharia Um, dístico apôsto em Agôsto de 1911, e que sucedeu ao da velha Rua de Entremuros, esta por sua vez, e desde 1768, modificação designativa da antiga Estrada. 
   Com efeito, esta comprida artéria de Campolide velho descia ao Rato entre muros de quintas; havia, porém, uma quinta chamada de Entremuros, e que teria dado o nome à serventia rústica de setecentos. 

Rua de Artilharia Um vista do Parque Eduardo VII.  [1929]
Ao centro, o Palácio dos Viscondes de Abrançalha
Fotógrafo não identificado, in Arquivo do Jornal O Seculo
   
   Esta Rua, antiga, de Entremuros foi designada, simultâneamente quási, na voz do povo e nos escritos dos cartórios, por Rua dos Ciprestes, Rua dos Quentais e Rua dos Geraldes, isto pelos fundamentos de assimilação de que mais adeante falarei.» [o autor refere-se à presença neste sítio do antiga Quinta e Pátio do Geraldes, e sobre o qual já aqui dei nota]

Palácio dos Viscondes de Abrançalha  [1961]
 Rua da Artilharia Um tornejando para a Avenida Eng. Duarte Pacheco
Artur João Goulart, in AML

Sobre este antigo palácio refere o mesmo autor o seguinte: «O prédio enorme, apalaçado, n.° 101 [97], que se segue, foi construído pelo Visconde da Abrançalha, no último quartel do século passado, e pertencia há vinte anos ao comerciante Carlos Gomes, que aqui tinha instalado o Consulado do Japão. Pela morte dêste proprietário o Consulado do Japão. Pela morte dêste proprietário, o imóvel foi vendido, adquirindo-o (1935) as Irmãs Doroteas, para nele ser instalado o Colégio-externato «D. Estefânia», que antes estava no Campo Grande, e que faz parte integrante do Colégio-internato de Santa Dorotêa, na Estrada da Tôrre do Lumiar.»
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XI, pp. 94-96)

Palácio dos Viscondes de Abrançalha  [195-]
 Rua da Artilharia Um tornejando para a Avenida Eng. Duarte Pacheco
Judah Benoliel, in AML

1 comment:

Web Analytics