Wednesday 24 February 2016

Casa dos Plátanos

Construído em 1921 [vd. 3ª imagem], sobre uma elevação natural, trata-se de um imóvel pensado e planeado de raiz para ser uma creche e, como tal, apresenta um programa arquitectónico coerente e funcional, mantendo a sua configuração original pouco alterada. O edifício destaca-se pela sua implantação, no alto de uma colina, ocupando uma posição de destaque na paisagem envolvente que, na época da construção, se encontrava em fase de urbanização, tendo sido projectado para um bom aproveitamento dessa mesma implantação. Nas proximidades, fica a Fonte Luminosa da Alameda D. Afonso Henriques.

Casa dos Plátanos, Creche do Alto do Pina |195-|
Rua Barão de Sabrosa, 269-271
No medalhão, sobrepujando a porta principal,  lê-se: "Misericórdia de Lisboa / Creche do Alto do Pina 1921"
Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente

O topónimo refere-se ao 1º Barão da Ribeira de Sabrosa, Rodrigo Pinto Pizarro de Almeida Carvalhais que nasceu em Vilar de Maçada em 30/03/1788, onde veio a vindo a falecer em 08/04/1841. Bacharel em Matemática, foi ainda brigadeiro do exército, comandante interino da 5ª divisão militar, deputado da nação (1837), senador do reino (1841), conselheiro do rei, presidente do conselho de ministros, ministro da guerra, negócios estrangeiros e marinha. O Barão de Sabrosa era também membro do Conservatório de Lisboa e da Academia de Belas Artes. (cm-lisboa.pt)

Casa dos Plátanos, Creche do Alto do Pina |195-|
Rua Barão de Sabrosa, 269-271
Judah Benoliel, in Lisboa de Antigamente

Nota(s): Propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dec. n.º 15 778, 23 Julho 1928. Em 2001 beneficiou de um projecto de alterações e ampliação do edifício pelo arquitecto João N. Santos Jorge.

Casa dos Plátanos, Creche do Alto do Pina [1921-12-29]
Rua Barão de Sabrosa, 269-271
Os telhados dos torreões, actualmente de quatro águas, terminavam em coruchéus piramidais, integrando vãos moldurados, rematados por pináculo e enquadrados por fogaréus.
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

2 comments:

  1. Peço desculpa pela ignorância, mas eu nascida no Alto de São João, apesar de na minha juventude, ter colegas da Escola Comercial Patrício Prazeres e frequentar esta zona do Alto do Pina com alguma regularidade, não recordo de todo este Belo Conjunto Arquitectónico (?) Confesso que me Escapou completamente e logo eu, que sempre andei de "nariz no ar" a Admirar Arquitecturas de Grande Beleza... Ainda existe? Renovo o meu Pedido de Desculpas e Ignorância Total!

    ReplyDelete
    Replies
    1. É normal que lhe tenha escapado, pois este edifício, encontra-se à vários anos ( não sei quantos ) cercado por altos muros com vegetação.

      Delete

Web Analytics