Saturday 16 January 2016

Avenida da República

Refira-se que a Avenida da República antes de ser Avenida Ressano Garcia pelo edital de 3 de Maio de 1897 foi a Avenida das Picoas por referência à Quinta das Picoas que existia no local, domínios do 1º Conde de Camarido e Morgado das Picoas. O Palácio Camarido ocupava o espaço onde se encontra o Edifício Monumental.

Avenida da República [1967]
Ao fundo, a Pç. Duque de Saldanha, com o «prédio do anjo» e o Cine-Teatro Monumental.
A Avenida da República, na época em que os eléctricos - nesta imagem a carreira 27(?) Campolide-Poço do Bispo -  seguiam pela Avenida Duque de Ávila. Inaugurada em Julho de 1958, esta carreira circulou até 1990, altura em que foi suprimida, tendo sofrido duas grandes alterações durante a sua duração.
João Brito Geraldes, 
in Lisboa de Antigamente

2 comments:

  1. Good way of telling, and pleasant article
    to obtain facts about my presentation topic, which i
    am going to present in college.

    ReplyDelete
  2. Caro Tasco
    Está errado quanto à carreira do eléctrico que se encontra parado na placa central do lado poente da Av. da República, para a atravessar e seguir pela Av. Duque de Ávila em direcção ao Arco do Cego. Se bem que nesta altura em o trânsito de eléctricos na Av. Duque de Ávila tinha este desvio nos dois sentidos nascente/poente e poente/nascente para o atravessamento da Av. da República o que poderia fazer pensar que o eléctrico pudesse ser a carreira que menciona na sua legenda da foto, a única carreira que utilizava este atravessamento com eléctricos longos, como que está na foto, era a carreira 9, se não me engano, Arco do Cego / Caminhos de Ferro que ligava Santa Apolónia ao Campo Pequeno.

    ReplyDelete

Web Analytics