quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Rua dos Caminhos de Ferro

A Rua do Cais dos Soldados, próxima da Estação principal da então designada Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses (conforme pode ler-se numa das entradas), passou por edital de 12 de Novembro de 1880 a denominar-se Rua dos Caminhos de Ferro. Também o largo fronteiro à Estação pelo mesmo edital passou a ser o Largo dos Caminhos de Ferro.

Rua dos Caminhos de Ferro [c. 1900]
Antiga do Caís dos Soldados; Estação de Santa Apolónia
Fotógrafo não identificado, in AML

Este topónimo deriva da proximidade à Estação de comboios de Santa Apolónia, meio de transporte que em Portugal havia sido iniciado apenas 24 anos antes, com a viagem inaugural em 28 de Outubro de 1856, na qual o comboio baptizado D. Pedro V, partindo da Estação de Santa Apolónia ligou pela primeira vez Lisboa ao Carregado, a primeira linha de Caminho de Ferro nacional. A estação é do risco dos engenheiros João Evangelista de Abreu (que deu o nome à Rua que acompanha a margem, para poente, desde o Caminho de Ferro até à Alfândega), Angel Ugart e Lecrimer, havendo a primeira pedra sido colocada em 20 de Cfutubro de 1862, inaugurada
a 1 de Maio de 1865 (então com um único andar) e onde outrora existira um mosteiro com o mesmo nome. Só a partir de 1873 a estação deixa de estar fora de mão, com o início das carreiras dos «americanos» entre Santa Apolónia e Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Web Analytics