Sunday 20 December 2015

Rua da Beneficência

 (Hospital Curry Cabral)


A homenageada é a 3ª Duquesa de Palmela — e às preocupações beneméritas que sempre teve ao longo da sua vida — , de seu nome Maria Luísa Domingas de Sales de Borja de Assis de Paula de Sousa Holstein (1841-1909) cuja filantropia lhe marcaram um lugar único, nomeadamente, na Assistência Nacional aos Tuberculosos, nos Socorros a Náufragos, em asilos, missões ultramarinas, institutos de protecção à infância e ainda, com sua prima Maria Isabel Saint-Lèger, na fundação das Cozinhas Económicas, de que foi a 1ª presidente. A primeira cozinha foi inaugurada em 1893, na Travessa do Forno (na antiga freguesia dos Prazeres) e surgiram depois as dependências do Regueirão dos Anjos (1894), Alcântara (1895) e de S. Bento (1896).

Rua da Beneficência, antes Largo do Rego à Palma de Cima [1945]
À esquerda a antiga capela do Hospital Curry Cabral, demolida na década de 1950, antigo «Convento das Convertidas de Nossa Senhora do Rosário»; à direita, o Instituto de Reumatologia e a Capela de N. Senhora de Conceição, do Rego. Ao fundo a Avenida de Berna

Judah Benoliel, in AML





 
Maria Luísa Sousa Holstein foi também dama da Rainha D. Amélia, dedicou-se à escultura, havendo trabalhos seus no Museu do Chiado e na Sociedade de Geografia de Lisboa, assim como se interessou pela cerâmica e juntamente com a Condessa de Ficalho fundou a Fábrica do Ratinho no seu próprio palácio. Foi distinguida com a Ordem de Santiago, a Ordem de Santa Isabel, a Ordem de Maria Luísa (Espanha) e a Académica de Mérito da Academia Nacional de Belas-Artes. (cm-lisboa.pt)

Hospital Curry Cabral, demolição da capela [1956]
Cruzamento da Avenida de Berna com a Rua da Beneficência

Armando Serôdio, in AML

De acordo com o olisipógrafo Norberto de Araújo no sitio onde está actualmente o Hospital Curry Cabral «assentou o Convento das Convertidas de Nossa Senhora do Rosário, de religiosas franciscanas, fundado depois de 1768 por D. Margarida das Mercês de Maré, dama francesa e mais tarde chamado do Rosário e das Dores (...) Deve-se a D. Maria I a ampliação do Real Recolhimento do Rêgo e a construção da Igreja, da qual aí tens apenas a fachada, cujo pórtico é sobrepujado pelas armas reais da «Piedosa».
Extintas as ordens religiosas e morta a última freira, o Recolhimento conventual na aparência e na missão, esteve muitos anos abandonado. Em 1905 foi transformado (Hintze Ribeiro) em Hospital para doenças infecciosas (tuberculose, principalmente), por diligências do prof. Curry Cabral.»
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. XIV, pp. 58-59, 1939)

Hospital Curry Cabral [191-]
Rua da Beneficência, antes Largo do Rego à Palma de Cima
Alberto Carlos Lima, in AML

5 comments:

  1. Não havia ali nenhum Instituto de Reumatologia. Só agora é que há. Na altura chamava-se Maternidade Abraão Bensaúde. E Joshua Benoliel não deverá ser o autor desta foto, uma vez que já tinha morrido.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Leia com atenção o nome do fotógrafo. Trata-se de Judah e não Joshua. Judah era filho de Joshua Benoliel.

      Delete
  2. O instiruto de reumatologia tambem devia ser casa senhorial ate tinha patios e jardins interiores k agora sao sala de espera

    ReplyDelete
  3. Rua da BeneficIência, com o "I"... Sem o "I" é próximo de Pavalhã, onde era o Rock Rendez Vous.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Só mesmo para rir.Rua da Beneficência com "I" nem sequer existe. Tem inicio na Avenida de Berna e fim na Rua Alberto de Sousa. Vá ao google com dois "ós".

      Delete

Web Analytics