Wednesday 2 December 2015

Igreja e Antigo Convento de Nossa Senhora da Estrela, ou da Estrelinha

Hospital Militar Principal

O edifício do actual Hospital Militar Principal foi, na sua origem, um convento beneditino dedicado a Nossa Senhora da Estrela, cuja data de fundação remonta ao ano de 1572, devendo-se a sua iniciativa a frei Plácido de Vila-Lobos, que foi depois o primeiro abade. Oriundo do Mosteiro de Tibães, de onde vieram os restantes frades fundadores, o novo mosteiro foi erguido na Quinta de Campolide. As obras correram céleres, pois um ano mais tarde, a 24 de Dezembro de 1573, foi celebrada a primeira missa na igreja.
A vida desta casa foi depois objecto de grandes alterações, uma vez que a fundação de um novo mosteiro beneditino na cidade, em 1615, num local mais acessível, em São Bento da Saúde, significou a redução da Estrela a colégio e casa de estudo para o noviciado. O Terramoto de 1755 provocou danos consideráveis no edifício, que foi rapidamente recuperado.

Igreja e Antigo Convento de Nossa Senhora da Estrela |1911|
Calçada da Estrela, Praça da Estrela
Panorâmica da Estrela tirada do zimbório da Basílica da Estrela.
Joshua Benoliel, in Lisboa de Antigamente

O antigo convento viu modificada a sua vocação inicial em 1797, data que, de alguma forma, antecipou o resultado da extinção das ordens religiosas do século seguinte, passando para a posse do Estado e recebendo, ainda nesse ano, as tropas auxiliares britânicas. Desde então, e apesar de em 1817 ainda residirem nas instalações alguns monges beneditinos, o edifício não mais deixou de ser hospital, acompanhando as vicissitudes da história dos hospitais militares de Lisboa. Em 1818 acolheu a secretaria dos Hospitais Militares e a Botica Geral do Exército e, em 1834, passou a intitular-se Hospital Militar de Lisboa. A partir de 1851 reuniu, sob o título de Hospital Militar Permanente de Lisboa, todos os Hospitais Regimentais da capital. Conserva, desde 1926, a designação de Hospital Militar Principal.

Igreja e Antigo Convento de Nossa Senhora da Estrela |c. 1865|
Calçada da Estrela, Praça da Estrela
The Main Military Hospital ("Hospital Militar Principal") in Lisbon
Augusto Xavier Moreirain Lisboa de Antigamente

O convento/hospital traduz uma arquitectura religiosa e civil hospitalar barroca e rococó. No interior destacam-se a escadaria que distribui os espaços, os revestimentos azulejares, o retábulo em talha dourada e os túmulos da capela-mor. Igreja e o antigo Convento estão classificados como Monumento de Interesse Público.

Hospital Militar Principal |1941|
Calçada da Estrela, Praça da Estrela
Eduardo Portugal,  in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics