quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Casa da Moeda de Lisboa

A Casa da Moeda de Lisboa é talvez o mais antigo estabelecimento fabril do Estado português, com uma laboração contínua desde, pelo menos, o final do século XIII. As mais antigas notícias da sua existência como estrutura oficinal fixa datam do reinado de D. Dinis, quando ela se localizaria perto da «Porta da Cruz», a Santa Apolónia.

Casa da Moeda, Rua de São Paulo, [c. 1910]
Joshua Benoliel, in AML

No século XIV foi mudada para o local onde mais tarde esteve a cadeia do Limoeiro, junto à Sé, e no reinado de D..João I vamos encontrá-la na Rua Nova [hoje Rua de São Julião], defronte da ermida de Nossa Senhora da Oliveira.
Em meados do século XVI terá sido transferida um pouco mais para ocidente e funcionaria na Rua da Calcetaria, não longe do Paço da Ribeira, onde permaneceu até 1720.

Casa da Moeda, Rua de São Paulo, [séc. XIX]
[Rua da Boavista]

Autor não identificado, in AML

Nessa data, mais precisamente em 12 de Setembro, foi transferida para a Rua de São Paulo, conforme se lê numa «lembrança» registada a fls. 253 v do livro 2º do Registo Geral, que informa que nessa data «se fes mudança da fabrica e mais materiaes e o cofre da Caza da Moeda desta cidade de Lisboa a qual estava situada em a rua da Calsetaria pª o chão em q. estava situada a Junta do Comercio Geral, em o qual chão se adeficou noua Caza da Moeda.».
Aí permaneceu até 1941, quando mudou para o novo edifício projectado pelo arq. Jorge Segurado, onde ainda hoje se encontra.
A Casa da Moeda viu os seus serviços reestruturados sucessivamente em 1911, 1920, 1929 e 1938, fundindo-se finalmente, em 1972, com a Imprensa Nacional..(in incm.pt)

Casa da Moeda, Avenida António José de Almeida [c. 1952]
António Passaporte do, in AML

Sem comentários:

Enviar um comentário

Web Analytics