Friday 23 October 2015

Cinema Odeon

O Cinema Odeon foi projectado em 1923 e edificado pelo construtor Guilherme A. Soares, tendo a sua inauguração ocorrido em 21 de Setembro de 1927, com o filme mudo A Viúva Alegre, de Stroheim.
Dispunha de promenoir, plateia, primeiro e segundo balcão, e um quase piso intermédio, no qual se colocaram poltronas laterais que causaram espanto, aproveitando esse pretexto para proceder a algumas obras e substitui os antigos camarins por outros, reconstruindo também todas as escadas de acesso e a cabine de projecção em cimento armado.
Integrado no Conjunto da Avenida da Liberdade e Zona Envolvente, que está em vias de classificação, este edifício de estilo clássico foi objecto de modernização em 1931, com a introdução de galerias metálicas salientes da fachada, muito expressivas e decorativas, com os seus rendilhados de vidros coloridos. 

Cinema Odeon |1928|
Rua dos Condes, 2-20; Rua das Portas de Santo Antão, 129-133; Pátio do Tronco, 1-1A
Tinha um piso intermédio com poltronas laterais que causaram espanto.
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

O estilo clássico do edifício ainda se reconhece no piso superior, em particular na esquina da Rua dos Condes com a Rua das Portas de Santo Antão. Se na sua fachada merece especial destaque o janelão que ocupa dois andares, sobre balcão semi-circular, assente em métopas que enquadram o nome Odeon¹, o seu interior notabiliza-se pela grande cobertura em madeira escura, pelo palco de frontão Art Déco, pelos sumptuosos e volumosos camarotes e pelo lustre central, que irradia néons. (cm-lisboa.pt)
 
¹ Oscar Deutsch 1893-1941), foi o fundador da cadeia «Cinemas Odéon», designação encontrada no acrónimo de Óscar Deutsch Entretains Our Nation.
(ACCIAIUOLI, Margarida, Os Cinemas de Lisboa, 2012)
 
Cinema Odeon |1960|
Rua dos Condes, 2-20; Rua das Portas de Santo Antão, 129-133; Pátio do Tronco, 1-1A
Nota para as expressivas galerias em ferro e vidro que lhe desenhavam a fachada.
Arnaldo Madureira, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics