Friday 2 October 2015

Cinema Lys (Roxy)

Inaugurado a 11 de Dezembro de 1930 com projecto datado de 1929 da autoria do eng. Machado Rodrigues. Propriedade de Abraão de Carvalho, era seu gerente Aníbal Contreiras, fundador da Lisboa Filme. Com uma capacidade de 683 lugares, caracterizou-se por uma afluência nunca antes vista, quer pela sua dimensão, quer por ser um cinema de «reprise», para onde eram levados os maiores êxitos, imediatamente após a sua estreia.
A sua abertura, ficou marcada pelo filme «Der Schwarze Domino (O Dominó Preto)», uma comédia alemã, e por um documentário nacional.
 
Cinema Lys  |1932|
Avenida Almirante Reis, 20 tornejando paraa Rua dos Anjos
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Em 1931, Joaquim Pedro dos Santos passa a ser o seu gerente, conseguindo fazer do Lys um cinema concorrido e com um público fiel.
A 26 de Junho de 1973 e após obras de remodelação adoptou o nome «Roxy» e viu a lotação ser reduzida para 553 lugares. Esta nova fase teve a sua inauguração a 26 de Junho de 1973 com o filme «Alfredo, Alfredo», de Pietro Germi.
 
Cinema Lys |1940|
 Avenida Almirante Reis, 20
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente
 
Ao longo dos anos, a sua programação foi decaindo, tendo encerrado as suas portas no início de Abril de 1988, com o filme «Noite Infernal». (cm-lisboa.pt)

Cinema Rosy (Lys) |1977|
  Avenida Almirante Reis, 20, gaveto com a Rua dos Anjos
Vasques, in Lisboa de Antigamente

3 comments:

  1. Fui muintas vezes a este cinema já com o nome de Roxy

    ReplyDelete
  2. Vi muitos filmes no LYS, Chiado Terrasse (exibia sempre 2 filmes), PARIS, Palatino (Alto Stº Amaro, meu Bairro), Promotora (Calvário).

    ReplyDelete
  3. Fui ver o filme Alfredo, Alfredo. E muitos outros...

    ReplyDelete

Web Analytics