Thursday 6 August 2015

Avenida da República, 87

O edifício à direita na foto (em detalhe na 2ª imagem) é típico das Avenidas Novas, e característico do estilo Arte Nova de finais do século XIX e início do XX, dentro das tipologias da habitação burguesa lisboeta. Com projecto de 1906, foi construído por J. Rodrigues Pietro, tal como o prédio vizinho, que ocupa os números 89 e 89-A da Avenida da República (antiga Ressano Garcia). Não sendo, nem um nem outro, exemplares particularmente destacáveis dentro da arquitectura da época e do seu estilo, formavam no entanto um conjunto muito interessante para a caracterização desta zona privilegiada de expansão da cidade oitocentista.

Corrida de bicicletas na Avenida da República [post. 1906]
O edifício Arte Nova (à direita), quase na esquina com a Av. Júlio Dinis, ainda lá está, orgulhosamente de pé, no nº 87 da Avenida da República. O palacete que se vê do lado esquerdo (nº 77) já foi demolido (vd. próximo artigo)
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Na sua globalidade, o edifício do n.º 87 é o mais harmonioso dos dois, tanto no que respeita às escala e composição, como a nível da ornamentação. A feição Arte Nova é particularmente visível nos estuques e cantarias da fachada, com o seu friso azulejar e o uso do ferro forjado, trabalhado em linhas sinuosas que se repetem na escadaria e no corrimão do interior. Destacam-se ainda as amplas janelas do segundo e terceiro pisos, coroadas respectivamente por um arco abatido e um arco de volta perfeita.
Apesar desta apreciação, o imóvel foi infelizmente muito desfigurado ao longo das últimas décadas. À ruína total do interior, reconstruido em 2000, seguiram-se diversas alterações de monta na fachada, incluindo a construção de uma pequena "torre" sobre o corpo da esquerda, e a substituição das caixilharias de madeira por outras em alumínio. Desta forma, considera-se que o actual edifício não faz jus às razões estéticas, formais e contextuais que ditaram a sua prévia classificação. (in igespar.pt)

Avenida da República, 87  [1909]
Edifício que se observa do lado direito na imagem anterior.
Paulo Guedes,
in Lisboa de Antigamente

4 comments:

  1. Spot on with this write-up, I actually think this web site
    needs far more attention. I'll probably be returning to read through
    more, thanks for the info!

    ReplyDelete
  2. Hi! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing many months of hard work due to no back
    up. Do you have any methods to protect against hackers?

    ReplyDelete
  3. A moradia à esquerda, pertencente a Mário Artagão, filho da proprietária da moradia em frente do outro lado da rua, ainda existente e sede da Junta de Freguesia é do arquiteto Manuel Norte Júnior. J Prieto construiu mais dois edifícios na Filipe Folque. Quanto aos interiores deste, não estava assim tão destruído quando foi desfigurado...estive lá dentro, com homeless e ainda tinha as maçanetas das portas art-nouveau.

    ReplyDelete

Web Analytics