Friday 3 July 2015

Rua dos Condes de Monsanto que foi da Bitesga

Por Edital de 28-08-1950 a Rua da Betesga ficou limitada pela Praça da Figueira e de Dom Pedro IV. Até então, a antiga Rua da Betesga — vulgo da Bitesga — , estendia-se desde a Praça Dom Pedro IV até ao Poço do Borratém. Este  troço da Rua da Betesga —  entre a Rua dos Fanqueiros e Poço do Borratém  — passou a denominar-se Rua dos Condes de Monsanto.

Pelo mesmo edital, a Rua dos Fanqueiros, antiga da Princesa antes Rua Nova da Princesa, que até 1950 se prolongava até à Rua da Palma, passou a terminar na actual Praça da Figueira. Confuso? Para melhor compreensão ver carta topográfica aqui.

Rua dos Condes de Monsanto, 5 de Outubro de 1910
Antigo troço da Rua da Betesga; ao fundo, o Poço do Borratém e a Rua da Madalena.
Artur Benarus, in Lisboa de Antigamente

Toda esta área — recorda-nos o ilustre Norberto de Araújo — hoje contida entre a Rua dos Álamos, o princípio da Velha Rua dos Canos, a Rua da Praça da Figueira toda até à Betesga e daí ao Poço do Borratém e Marquez do Alegrete (no encontro com os Áamos) pertencia, com excepção de alguns pedaços, à Casa dos Condes de Monsanto e Marqueses de Cascais descendentes e herdeiros de D. Leonor da Cunha, mulher do famoso jurisconsulto João das Regras; [...] [Araújo: 1938]

Rua dos Condes de Monsanto, 5 de Outubro de 1910
Antigo troço da Rua da Betesga com a Rua dos Fanqueiros [troço integrado, desde 1910, na actual Praça da Figueira; ao fundo, o Poço do Borratém e a Rua da Madalena.
Artur Benarus, in Lisboa de Antigamente

No comments:

Post a Comment

Web Analytics