Saturday 4 July 2015

Praia da Ribeira de Cascais

Sem vocação balnear, a praia da Ribeira, mais conhecida por praia do Peixe, da Baía ou dos Pescadores, deve o seu nome ao facto de ali desaguar a Ribeira das Vinhas, situa-se na zona mais frequentada de Cascais, coroando a Baía.
Tradicionalmente uma praia de pescadores, tem por isso menos vocação balnear, uma vez que é ainda ali, e ao porto de pesca localizado ao lado, que acorrem os barcos dos pescadores de Cascais. Durante as festas da vila, é nesta praia que se fazem as famosas largadas de touros.

Passeio Dom Luís I [séc. XIX]
Praia da Ribeira de Cascais

in A.M.L.

A presença sazonal da Família Real em Cascais, a partir de 1870, em função da moda dos banhos de mar, transformou a vila de Cascais na rainha das praias portuguesas, obrigando os pescadores a cederem aos banhistas parte da Praia da Ribeira.
Foi a partir deste areal, hoje conhecido por Praia dos Pescadores, que D. Carlos impulsionou a prática da vela, do remo e da natação, transformando Cascais no mais prestigiado campo de regatas em Portugal, onde se disputou, por exemplo, em 1893, a primeira Corinthian Race nacional, regata em que as embarcações correm tripuladas apenas por amadores ou, em 1898, a primeira regata internacional nas nossas águas.

O Rei Dom Carlos e a Rainha Dona Amélia e comitiva na praia da Ribeira [1906]
in A.M.L.

No comments:

Post a Comment

Web Analytics