Sunday 12 July 2015

Igreja do Corpo Santo

A presente igreja de Corpo Santo não é a original, que foi destruída pelo terramoto de 1755. A presente igreja foi construída em 1770. Hoje, o Convento de Nossa Senhora do Rosário e a sua igreja do Corpo Santo encontram-se precisamente no Largo do mesmo nome, junto ao Cais do Sodré.

Largo do Corpo Santo [Início séc. XX]
Igreja do Corpo Santo
Paulo Guedes, in A.M.L.

Foi no Séc. XVII que os dominicanos irlandeses, de baixo da liderança do padre Dominic O’Daly O.P., fundaram em Lisboa um colégio e uma igreja, cuja finalidade era a de receber, hospedar e formar jovens irlandeses que queriam ser ordenados sacerdotes, o que era impossível no seu país. Após a sua ordenação voltavam para a Irlanda clandestinamente. Nessa altura o seminário era conhecido como o Seminário dos Mártires porque muitos dos padres ordenados em Portugal vieram a enfrentar o martírio da Irlanda.

Igreja do Corpo Santo, altar-mor [Início séc. XX]
Paulo Guedes, in A.M.L.

O conjunto da construção incluía o convento, a igreja e o colégio. Em 1856, havendo já na Irlanda um clima de paz com a Igreja Católica Romana, os frades irlandeses venderam o convento e parte do colégio para erguerem uma casa de estudos em Tallaght, perto de Dublin. E foi no Corpo Santo que, em 1916 e com grande pompa, a Ordem Dominicana, em Portugal, celebrou os 700 anos da sua fundação.
Com a redução e deslocação da comunidade inglesa, em 1989 os frades irlandeses foram residir para S. Pedro do Estoril, deixando este convento e igreja a uma comunidade dominicana portuguesa.

1 comment:

  1. You really mаke it seеm so easy witһ yоur presentation Ƅut I find this topic
    to be гeally sometһing ԝhich I think I would never understand.
    Іt seems too complex and ѵery broad for me. I'm ⅼooking
    forward fοr your next post, I'll try to get thе hang ⲟf it!

    ReplyDelete

Web Analytics