Saturday 11 July 2015

Escadinhas da Saúde

Esta via pública que liga a Mouraria com a Rua do Marquês de Ponte de Lima teve topónimo atribuído por deliberação camarária de 17/05/1906, pela proximidade à Ermida da Senhora da Saúde, erigida em 1505. Já no final do século XX foi mais uma vez perpetuada esta Ermida e a sua conhecida procissão com a atribuição da Rua da Senhora da Saúde.

Escadinhas da Saúde, 1945
[Rua da Mouraria]
Fernando Martinez Pozal, in A.M.L.

Para um completo entendimento do que se vê nas imagens, nada melhor do que recorrer ao mestre olisipógrafo Norberto de Araújo nas suas Peregrinações em Lisboa: «Agora observa êste enorme prédio, n.° 8 a 16, de seis andares, à esquina das Escadinhas da Saúde; é o mais moderno da Rua, pois não tem mais do que vinte anos. [o autor escreve em 1938]

Escadinhas da Saúde, [c. 1945]
Praça do Martim Moniz
Fotógrafo não identificado, in A.M.L.

«Neste sítio se notava, até há cerca de trinta anos, um Passo, dos da Procissão da Graça. Junto dêle, no cunhal primitivo, estava a lápide que atesta a construção (1373-1375) da muralha da cêrca fernandina. Surgiu então êsse enorme prédio urbano, no qual se fêz embeber, na fachada, mas a razoável altura, a lápide referida.» 
(ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, vol. III, p. 78, 1938.)

Lápide com inscrição comemorativa da construção da Cerca Fernandina, em letras monacais alemãs [1950]
Escadinhas da Saúde
Fotógrafo não identificado, in A.M.L.

2 comments:

  1. Pela configuração e pelo que leio na lápide e consigo vislumbrar à esquerda, esta lápide está colocada num prédio da Calçada do Gascão que faz esquina com a Rua dos Remédios e tem a ver com a dedicação do Reino de Portugal a Nossa Senhora da Conceição. A lápide referida neste post é diferente e pode ser vista em http://explore-latitudes.pt/roteiro/11/mouraria_culturas_e_tradicoes.html Excelente trabalho, o seu.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tem toda a razão, Por lapso, troquei as imagens das referidas lápides. Vou substitui-la oportunamente. Grato pela chamada de atenção e pelo apreço. Cumps

      Delete

Web Analytics