Monday 29 June 2015

Calçada de Carriche

Para a Calçada de Carriche não existem registos nem indicação de edital de atribuição do topónimo, em virtude de este ser antiquíssimo.
Assim, já durante a ocupação romana da península a passagem natural a Norte de Lisboa era efectuada através do Desfiladeiro de Carriche. Durante a ocupação muçulmana o topónimo sobreviveu, podendo ter tido a sua origem etimológica no árabe «qarix» (pedra miúda, cascalho) embora subsista a hipótese de ser bastante mais antigo e derivar do céltico «carr» (pedra). (cm-lisboa.pt)

Calçada de Carriche |1933|
Prova ciclista Lisboa-Bombarral e Volta
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

Calçada de Carriche |1934|
5.ª Volta Ciclista a Portugal
Fotógrafo não identificado, in Lisboa de Antigamente

4 comments:

  1. Segundo Jornal "O Seculo", trata-se da 5ªVolta a Portugal em Bicicleta, prova que se realizou entre Bombarral e Lisboa. Fonte Torre do Tombo.

    ReplyDelete
  2. A localidade situada ao fundo da Calçada de Carriche, é conhecida pelo nôme popular "Senhôr Roubado". Mas ainda há pouco tempo existia ali, na fachada de uma antiga casa do lado nascente, uma placa de esmalte a identificar aquela localidade com o nôme (quiçá oficial, mas em desuso) "Villa Nova de Carriche" -("Villa" com dois "ll"., do português antigo).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já aqui falámos do Senhor Roubado: https://lisboadeantigamente.blogspot.pt/2017/09/monumento-do-senhor-roubado.html

      Delete

Web Analytics